quinta-feira, abril 12

O tempo de Sócrates.





A entrevista que Sócrates deu hoje à RTP merece alguns comentários!

1. José Sócrates justificou, de uma maneira objectiva e perfeitamente aceitável, o motivo pelo qual apenas agora decidiu defender-se; o processo de inspecção à Universidade Independente é uma razão lógica e politicamente correcta. Se decidisse comunicar enquanto corria esse processo, as vozes da oposição seriam mais que muitas e, neste aspecto, Sócrates é preso por ter cão e preso por não ter! Sócrates teve de escolher qual seria o timing menos mau!

2. Os documentos foram apresentados, o historial académico foi contado, as insinuações foram rebatidas com factos e provas. Diziam agora alguns comentadores, jornalistas e políticos que o importante é saber se houve favorecimento a Sócrates em todo os seu percurso académico devido à sua posição de governante! Esta é uma clara expressão de má fé... em primeiro lugar porque os graus académicos foram conseguidos antes da entrada de Sócrates para o Governo e, mais importante, há neste argumento uma total falta de ética, sobretudo jornalística! Porque cabe aos mesmos provarem que houve esse alegado favorecimento! Porque a atitude jornalística é deplorável, porque apenas lançou a insinuação e não a confirmou, não a provou! Assim, a prática do boato, a prática da desinformação passa a ser uma norma quando deve ser evitada, sobretudo pelos chamados meios de comunicação de referência! Não cabia a Sócrates provar que não foi beneficiado porque quem o fez de má fé nada, rigorosamente nada, provou! Mas, até nisso Sócrates soube contra-atacar com mestria.

3. Uma vez mais, e numa tentativa infantil e medíocre de condicionar a entrevista de José Sócrates, a edição online do Público, exactamente às 19:36h, uma hora e meia antes da mesma, tentou lançar mais achas para a fogueira... Sócrates também respondeu a essa questão, mas fica registado o acto e o timing dessa mesma... notícia!

4. É preciso fazer compreender à nossa sociedade, a todas as sociedades que existem na sociedade portuguesa, que os meios de comunicação social são propriedade de grandes grupos económicos, com interesses claros na construção ou destruição de imagens e reputações! E também posso dizer, com uma certa propriedade, que os mesmos não têm absolutamente nenhum interesse em discutir os lobbies e grupos de pressão de que fazem parte! Percebe-se... não lhes convém! E, diga-se, a manipulação dos meios de comunicação social faz-se na grande escala e também na escala infinitamente pequena! Ou seja, vende-se o que favorável a nós, rejeita-se o que desfavorável a nós, quando deveria ser antes vende-se o que é interessante e pedagógico e rejeita-se o nocivo e a baixa intriga! E, parece-me, que não há muitas pessoas com coragem para falar destes temas...

5. Enquanto apoiante deste Governo e de José Sócrates (nunca o escondi, apesar das naturais diferenças de opinião que tenho pontualmente com vários Ministros e medidas), tenho uma enorme felicidade em ver Marques Mendes como líder da oposição! A sua reacção após a entrevista é preocupante para alguém que se diz alternativa credível a Sócrates. Ao dizer que acha estranho uma Universidade aceitar um aluno sem ter primeiro o certificado das disciplinas concluídas é desconhecer em absoluto o funcionamento das Universidades, principalmente as públicas! Por exemplo, um trabalhador estudante que faça exames em Setembro mas queira pedir uma transferência de curso, é tido como compromisso de honra a validade das disciplinas feitas em Setembro, mas é obrigado a entregar, mais tarde esse comprovativo! Porém, as equivalências para transferência são feitas normalmente! E, ao pedir uma averiguação deste processo por parte de uma entidade fora da hierarquia do Governo é o mesmo que dizer que não confia no processo avaliador do Estado, o que é estranho para uma pessoa que esteve em tantos Governos...

Powered by Blogger