quinta-feira, abril 5

6 de Abril, 21:30h, João Tordo!

No dia 6 de Abril, às 21:30h, na livraria Almedina - Arrábida Shopping ...




O escritor João Tordo faz-nos uma visita e apresenta-nos o seu mais recente trabalho, "Hotel Memória". Admito que estou curioso em relação a este livro; está na minha lista de "livros a ler"! Até porque o meu caro amigo António-Pedro Vasconcelos até disse o seguinte:

"Há exactamente dois anos, João Tordo publicou o seu primeiro romance: O Livro dos Homens sem Luz. Tinha 30 anos, e não me lembro, depois de O Crime do Padre Amaro ou de A Sibila, de uma estreia tão poderosa. (...)

Não há nada mais difícil do que o segundo livro ou o segundo filme, sobretudo depois de uma estreia tão brilhante. Com Hotel Memória, que acaba de sair, não hesito em dizer que JT só precisa de alguém que o descubra para se tornar um escritor de culto, uma voz original em qualquer país, nomeadamente no panorama da literatura anglo-saxónica que lhe serve de matriz.(...)

O que é extraordinário em JT é que ele tem, ao mesmo tempo, o precoce domínio da escrita, a técnica perfeita do policial e do suspense, a capacidade invulgar de criar um clima (o livro é pontuado pela sucessão das estações, descritas com rigor e minúcia como se a cada passo abraçassem os personagens e envolvessem a intriga); e, ao mesmo tempo, há nos seus livros qualquer coisa de agónico, como se eles fossem escritos sobre a pele dos personagens, em carne viva. Não sabemos o que mais admirar: se o JT mestre da intriga e fabuloso criador de personagens e situações, se o escritor confessional, senhor de um pungente lirismo, capaz de deixar que a poesia se esgueire em surdina entre dois parágrafos de uma prosa descritiva, rigorosa e quase circunspecta."



Portanto ... promete! :)

Powered by Blogger