quinta-feira, abril 5

O Espaço ainda não chegou a Portugal!

Imaginem o sucesso que seria uma livro com as crónicas do Infante D. Henrique, escrito pelo próprio, sobre todos os pormenores e estórias dos Descobrimentos Portugueses... infelizmente, não há registo de tal preciosidade! Porém, felizmente, temos um livro semelhante mas sobre os Descobrimentos do nossoa tempo...



Failure is not an Option: Mission Control from Mercury to Apollo 13 and Beyond
de Gene Kranz

Gene Kranz foi o Director de Vôo (o melhor termo será Director de Missão) das missões Mercury e Apollo. No fundo, foi ele o responsável máximo pela coordenação das missões que permitiram a chegada à Lua por tarte dos americanos em 1969, como resposta ao vôo do soviético Gagarin, abrindo, assim, a corrida à exploração espacial. Foi ele que levou Armstrong, tranquilamente, à Lua em Julho de 69 e foi também ele quem esteve à frente da missão Apollo 13 que foi, talvez, o maior desafio aeronáutico do último século!
Este é um livro de estórias e de visões e opiniões muito pessoais; Karnz, na sua posição previligiada, conta-nos como foi lidar com a pressão dos políticos e da sociedade para a América vencer a Guerra Fria pelos caminhos do Espaço e como esse desafio foi vencido através do trabalho colectivo de milhares de pessoas. É, também, um conto de delírios, momentos de inimaginável bravura e coragem e, sobretudo, muito sangue frio! Uma viagem que combina humor, política e muito orgulho sobre o que era ser cientista e engenheiro da NASA naquela altura! É, por isso, um livro absolutamente imperdível para todos os apaixonados por estes temas!

Lamentavelmente, e apesar deste livro ser um documentário valioso sobre os dos maiores momentos da Humanidade, não há ainda uma edição em português! Fica aqui a nota!

Powered by Blogger