sábado, fevereiro 24

Saber ser e saber estar...

Como já referi neste espaço várias vezes, tive o privilégio de conhecer esta semana, através do meu trabalho na Almedina, algumas figuras da nossa sociedade por quem tenho uma grande admiração: Júlio Machado Vaz, Pacheco Pereira, António José Teixeira e Richard Zimler.
A grandeza intelectual destas personalidades nunca foi algo que me suscitasse muitas dúvidas... todos nós já os vimos, já os ouvimos, já os comentámos! As ideias e opiniões no campo da educação, cultura, literatura ou política que defendem são fazedoras de opinião e, em si, são também balizadoras das nossas opiniões! Portanto, o arsenal ideológico e comunicacional não me surpreendeu porque já o conhecia, reconhecia-me nele e foi delicioso comprovar pessoalmente!

Porém, outro aspecto tocou-me particularmente neste encontro imediato e pessoal com estas 4 pessoas, uma lição de vida: a humildade pessoal de cada um deles; obviamente que os próprios sabem que são reconhecidos em praça pública, têm um mediatismo evidente e, em circunstâncias normais, serão sempre um foco de atenção onde quer que estejam! Mas o que é verdadeiramente notável é que todos eles mostraram um profundo respeito pelos públicos que tivemos, todos eles mostraram que não iam fazer um número, que não iam fazer um frete... todos eles mostraram que, apesar da notabilidade que os caracteriza, esforçaram-se claramente por ser tornarem compreendidos! A empatia que criaram com os públicos não foi apenas fruto de uma excelência comunicativa óbvia, foi também devido ao exercício da humildade e do gosto pela partilha de opiniões e pontos de vista diferentes! Conheci muitos outros com menos mediatismo mas com atitudes de arrogância vergonhosas...

Ao Júlio Machado Vaz, Pacheco Pereira, António José Teixeira e Richard Zimler o meu mais profundo agradecimento pelas lições inesquecíveis que me proporcionaram!

Powered by Blogger