domingo, fevereiro 11

Gostava de saber a vossa opinião sobre ...

Numa conversa em Messenger com uma querida amiga, surgiu-nos este dado interessante... repare-se na votação nos distritos de Lisboa e Porto:

LISBOA
Sim 71.47 %
Não 28.53 %


PORTO
Sim 54.39 %
Não 45.61 %



A questão que se coloca é imediatamente visível: porque razão houve uma vantagem do Sim muito mais confortável no distrito de Lisboa do que no distrito do Porto? A Ana sustenta que é uma questão de mentalidade mais arrojada e uma presença muito menos activa da Igreja no sul, acontecendo precisamente o oposto no norte/Porto. Eu não partilho dessa ideia; na minha opinião, é precisamente nestes valores que eu vejo a clara influência da eficiência das máquinas partidárias que, obviamente, empenharam-se muito mais em conquistar votos onde a população é em maior número (Grande Lisboa) do que no Grande Porto onde não vi uma grande actividade dos partidos! PCP e Bloco de Esquerda agiram intensamente sobretudo em Lisboa, seguindo o PS o mesmo caminho, mas dando mais ênfase ao Porto do que os outros 2 partidos.

De qualquer forma, não deixa de ser uma questão com várias respostas e que deixo aqui em aberto neste nosso espaço para os nossos visitantes comentarem!

Powered by Blogger