O Cão da Serra da Estrela
A caminho do trabalho, ouvi na minha fiel TSF uma notícia que me deixou perplexa. O Rafeiro Alentejano e o Cão da Serra da Estrela, fieis companheiros da infância de muitos de nós, foram considerados animais de ferocidade extrema, tendo sido incluídos na listagem de animais perigosos e sendo obrigados a utilizar açaime e a cuidados especiais.
Na minha infância tive um Serra da Estrela. Um daqueles exemplares de porte "real", com pedigree e LOP, natural da longinqua aldeia do Folgosinho. Era dotado de uma inteligência e personalidade extremas. Por muito que o quisessemos manter no calor e carinho da casa, o animal queria a rua, o quintal. Mostrava já características do excelente cão de guarda em que se transformou. A contragosto construimos a sua casa no quintal, casa essa que, cuidadosamente, forrámos de alcatifa, rapidamente destruida e trocada pelo frio cimento. Tinha uma característica especial e digna de nota: todas as pessoas entravam lá em casa: carteiro, padeiro, homem do gás e até a velhota que ia roubar laranjas; nenhuma saía. Ladrava, rosnava sem nunca se chegar às pessoas. Tal qual, nas gélidas terras da serra, os seus pais e avós faziam com as ovelhas para que não se tresmalhassem. Com duas crianças em casa, o seu cuidado era extremo. Sofreu horrores! Orelhas e cauda puxadas, beijos, abraços, mordidelas, transformou-se em cavalo e foi brinquedo nas nossas mãos. Nunca se virou contra nós. A força das brincadeiras que demonstrava com os meus pais transformava-se na delicadeza das patas de um gato numa qualquer estante e coabitámos em harmonia anos a fio.
Como pode um animal que protege gado, fiel amigo das crianças ser comparado a um pit bull? Ainda que estas generalizações acerca das raças me confundam, pois considero os animais produto dos seus donos e não consequência de características genéticas de maldade crónica, um Serra da Estrela é um animal docil, carinhoso, excelente cão de guarda e, salvo as excepções que toda a regra implica, inofensivo. Quem se seguirá? Retriever do Labrador ou São Bernando?
<< Home