terça-feira, fevereiro 7

Outros ataques...

O mundo dos negócios portugueses adormeceu ontem com suspeitas e acordou hoje com fortes pulsações: Belmiro de Azevedo prepara-se para lançar uma das suas maiores ofensivas no mercado bolsista português!



É uma operação de dimensões gigantescas, não apenas nos montantes envolvidos (mais de 11 mil milhões de euros), mas também pela complexa engenharia financeira a que se propõem; os espanhóis do Santander (que é quem "empresta" parte do dinheiro a Belmiro) entram na jogada, os franceses da France Telecom também entram indirectamente (detêm um importante fatia das acções da Sonae.com) e este bloco luso-hispânico-francófono entra em confronto com outro gigante espanhol, a Telefónica, parceira da PT e contra a própria PT, que esta noite já veio dizer (na voz do seu actual Presidente, Horta e Costa) que é frontalmente contra esta tomada hostil da liderança da PT por parte da Sonae.

A Portugal Telecom foi sempre um sonho antigo do patrão da Sonae e presumo que seja também a sua grande obra antes da sua reforma; Paulo Azevedo, seu filho, sempre presente nesta operação, tem a mesma garra (ou mais!) e determinação do seu pai e já é, sem dúvida, um dos maiores expoentes do patronato português. O futuro da Sonae está, assim, em boas mãos!

Mas voltemos a esta tomada de posição por parte da empresa do empresário do Porto; na conferência de imprensa, o mesmo foi claro: se a Sonae pegar no gigante luso, a sua aventura no Brasil acaba, a TMN junta-se à Optimus e, por via da compra também da PT Multimédia, a aposta no cabo será ainda mais determinante. Tudo isto cria sérios problemas no plano da competição e a Alta Autoridade para a Concorrência certamente que será sensível a todas estas questões; Belmiro diz-se prepararado para esses obstáculos e custa-me a crer que toda a auto-confiança demonstrada na conferência de imprensa de hoje não tenha uma forte razão de ser! O Governo deu 2 sinais: Sócrates diz que quer aguardar, Mário Lino acha que é um bom sinal... portanto, de S. Bento, em princípio, não haverão problemas!

Uma coisa é certa: Belmiro continua a surpreender! E para quem o achava a entrar já numa pré-reforma, eis que ele aparece para o desmentir! Foi inteligente em tudo: no target, no timing da intervenção (a Telefónica fez recentemente uma mega-operação financeira, não terá a força de outros tempos), no timing político (Bruxelas quer acabar com as golden shares das participações dos Estados nas grandes companhias), na estratégia do preço de aquisição (muito baixo para poder subir lentamente)... enfim, uma jogada digna de Sun Tsu! Até pode não dar certo... mas que é genial, é!!

Powered by Blogger