sexta-feira, abril 15

O novo homem do leme da NASA!

Michael Griffin é como se chama o novo administrador da National Aeronautics and Space Administration (NASA)



Aproximam-se tempos de enormes e difíceis decisões para a NASA. Por um lado, toda a reestruturação organizacional interna que o anterior administrador começou ainda não está concluída; vai ocorrer também dentro do pouco tempo o 1º vôo do vaivém espacial depois do desastre do Columbia e resta saber até que ponto é que a NASA e os próprios americanos já recuperaram emocionalmente de tal tragédia!
Mas a maior tarefa que se apresenta para esta nova administração é a Estação Espacial Internacional (EIE), o "elefante branco" de qualquer orçamento espacial. Têm aparecido vários "choques diplomáticos" entre os EUA e a Rússia relativamente ao presente e futuro financiamento de ambas as partes neste projecto, bem como a "tarifa" que os russos estão a cobrar aos americanos pela utilização do vaivém deles quando se sabe que, já por várias vezes, a NASA "tapou" algumas participações que a Rússia deveria ter na EIE.
Além disso, a ESA cresce cada vez mais para outros domínios e não parece muito interessada em gastar muitos mais euros neste projecto... resta saber se a EIE não será um convite para a entrada na "corrida espacial" de países como a Índia, Paquistão, China ou para engrandecer a participação do Japão ou Brasil nessa mesma corrida!

Powered by Blogger