terça-feira, agosto 7

Ainda na senda dos amigos: o Orgulho!



O Pedro é um rapaz que conheci há mais de 10 anos... eu era caloiro em Astronomia, ele já estava no 2º ano e assistiu, no meio de várias gargalhadas, à praxe que me fizeram! Desde logo, uma coisa tornou-nos cúmplices e amigos para o resto da vida: o facto de sermos alunos deslocados, vindos de longe do Porto e, curiosamente, da mesma região - a Beira Interior; ele da zona Guarda/Covilhã e eu de Castelo Branco. Acho que até chegámos a ir uma vez para lá de autocarro! A par do Bel, Jorge, Ricardo e o Beça, o Pedro foi sempre um amigo chegado, para ser sincero foi até o meu primeiro amigo no início da minha vida universitária (para além de algumas amigas, mas a amizade masculina é sempre... diferente!).
Ele e eu (entre muitos outros) estivemos na origem do GIRA - Grupo de Informação e Recreacção Astronómica, um grupo de amigos do curso de Astronomia que sempre teve como denominador comum o prazer pela comunicação da Ciência, em especial a Astronomia! Estivemos presentes em inúmeras escolas primárias, secundárias e ministrámos um Mini-Curso de Astronomia em praticamente todas as Faculdades da Universidade do Porto. Tínhamos, de facto, um enorme prazer nessa aventura e, penso eu, foi uma extraordinária escola para muitos de nós! Quando alguns dos fundadores começaram a sair pela mais variadas razões, o GIRA foi desaparecendo mas ficou para sempre na nossa maneira de ser e de estar ao nível da comunicação científica! Foi através do GIRA que trabalhei muitas vezes com o Pedro e foi também aí que comecei a gostar muito de trabalhar com ele; como pessoa, sempre foi uma delícia passar alguns dos nossos melhores momentos académicos com ele, visto que é uma pessoa extraordinariamente simpática, informal, acessível e que também preza as amizades!
O nosso maior afastamento deveu-se também ao sucesso profissional do Pedro, o Russo! Acompanhei com dedicação e admiração que o trabalho fenomenal que ele fez no Centro Multimeios de Espinho e sei que quando ele saíu desse mesmo local aquilo nunca mais foi a mesma coisa! Porque essa é a maior característica do Pedro: marca profundamente onde e com quem está! A sua criatividade e assertividade fazem dele um tesouro inigualável ao nível dos recursos humanos!
Graças às novas tecnologias, ao longo dos anos tenho trocado algumas palavras com o Pedro... como amigo dele (grande ou pequeno, tanto faz!), tenho-me emocionado com o seu sucesso profissional e pessoal; o sucesso atribuído a pessoas como o Pedro faz-me acreditar que, de facto, haverá uma qualquer Justiça Divina que sabe distribuir a graça e a felicidade por quem a merece!

Por isso, quando há uns tempos atrás o Pedro me disse que foi nomeado Coordenador da IAU (International Astronomical Union) para o Ano Internacional da Astronomia eu fiquei profundamente agradecido por ter o Pedro Russo como um dos meus amigos próximos, pelo prazer que é partilhar este Tempo e este Espaço com uma pessoa como ele!

Infelizmente, hoje já não passamos tanto tempo juntos como antes... hoje, infelizmente, já não tenho o prazer de poder trabalhar com ele e cativar-me com a sua inteligência, bom humor e imaginação como uma vez tive! Quem sabe, um dia... ou então não...

Parabéns Pedro!! Não preciso de te dizer o quão feliz e orgulhoso estou de ti!

Espero por ti dia 15 de Setembro! :)

Powered by Blogger