domingo, fevereiro 11

Análise aos resultados finais...

Em primeiro lugar, os resultados oficiais finais:

SIM - 59.25%
NÃO - 40.75%
VOTANTES - 43.61%

e os resultados do referendo de 1998:

SIM - 48.70%
NÃO - 51.30%
VOTANTES - 31.91%


A votação foi expressiva, a vitória do Sim é clara e elucidativa! A abstenção desceu mais de 10% e, apesar de não ser um referendo vinculativo, Sócrates disse que iria alterar a lei e Marques Mendes concordou. Não mudo uma vírgula em relação ao que escrevi uns posts atrás: para Sócrates isto não era um teste de grande dificuldade! Com a vitória do Sim, Sócrates ganha pouco ou quase nada, se ganhasse o Não não perderia nada!

Há agora condições políticas para avançar para uma nova regulamentação desta questão em sede de Código Penal e nas condições de acompanhamento médico e psicológico de todas aquelas mulheres que desejam abortar. Esse será o debate seguinte: como concretizar em termos práticos a alteração que este referendo trouxe! Mas isso será um desafio que outros países tiveram, que outros países conseguiram triunfar. Não há rigorosamente nenhuma razão par acreditar que Portugal não é capaz de ultrapassar esta questão!

Admito que fiquei algo surpreso com a vitória tão expressiva do Sim; no meu post sobre as minhas previsões, apenas encarei o cenário de uma vitória muito renhida do Sim, nunca pensando numa diferença de 20% entre as duas posições! Nas votações por distritos, apenas uma surpresa: o triunfo do Não em Viana do Castelo e Braga; tudo o resto correspondeu ao esperado, inclusivé a vitória (muito) mais folgada do Sim em Lisboa do que no Porto! Aliás, no meu próximo post, proponho-me a analisar os dados finais do referendo nas freguesias do Porto, um exercício que acho particularmente fascinante...

Powered by Blogger