quarta-feira, agosto 2

Carta de Condução por pontos

Como a falta de tempo na sociedade actual é crónica, há já uns tempos que não tinha tempo para escrever nada aqui no blog. No entanto, vi esta noticia acerca de "nuestros hermanos" e não podia deixar de a referir.

Eu ando de carro quase todos os dias e tento ser o mais cumpridor possivel (acho que a única vez na minha vida que estacionei em segunda fila era mesmo uma urgência sária). Por isso, custa-me ver aqueles condutores "chicos espertos" a ficarem impunes com inúmeras contra-ordenações que fazem diariamente, pondo em risco os outros condutores. Coisas como passar com o sinal vermelho, não parar em passadeiras, cruzar o risco continuo, mudar de faixa sem fazer sinalização (ou como diz um amigo meu, "à boi"), enfim...

No país vizinho arranjaram uma maneira simples de diminuir significativamente estas infrações. Os condutores passam a ter pontos associados à carta e a cada infracção, além da multa, custa-lhes ainda uns quantos pontos. Quando a conta chega a zero pontos, ficam sem carta durante 6 meses.

E com esta medida simples, diminuem os mortos nas estradas Espanholas.

Powered by Blogger