segunda-feira, maio 22

Quando os números não ajudam...

O Público disse-nos o seguinte:

O líder do PSD, Marques Mendes, afirmou ontem que o Governo e o PS "estão preocupados" com a oposição social-democrata, acusando os socialistas de reunirem ontem a sua comissão nacional apenas para responder ao congresso do PSD.(...)
Para Marques Mendes, que elegeu este facto como "o mais positivo" do congresso que decorre na Póvoa de Varzim, teve "significado político" que o PS tenha decidido reunir a sua comissão nacional precisamente no dia do conclave do PSD. "O significado político que isto tem é que o Governo e o PS estão preocupados connosco, com a nossa oposição. Por isso vieram dizer mal", referiu Mendes, aconselhando os socialistas a "preocuparem- se mais com o país e com as promessas não cumpridas".


Hoje, o Instituto Nacional de Estatística diz-nos isto:

1º Trimestre de 2006
Síntese Económica de Conjuntura

Durante o primeiro trimestre foram perceptíveis alguns sinais favoráveis relativamente à evolução da situação económica, os quais confirmam o modo lento como tem decorrido a recuperação da economia. No entanto, quer no indicador de actividade, quer no indicador de clima não se registaram melhorias. Caso tais sinais perdurem, poderão representar o arranque de uma fase mais viva de crescimento. Na verdade, melhoraram as indicações sobre a actividade na indústria transformadora, o que foi acompanhado por um crescimento muito significativo das exportações, a avaliar pela informação disponível. A procura interna também deverá ter recuperado, tanto devido ao consumo privado como ao investimento. Deste modo, globalmente a actividade poderá ter acelerado, mesmo que, para além da indústria transformadora, os restantes principais sectores tenham permanecido deprimidos. Por outro lado, e em sintonia com esta aparente recuperação centrada na indústria transformadora, o volume de emprego aumentou, principalmente devido à recuperação nesse sector, enquanto o desemprego desacelerou, permitindo um aumento homólogo mais moderado da taxa de desemprego.



Realmente, o Sócrates tem muito com que se preocupar... tal como o PSD!

Powered by Blogger