segunda-feira, maio 22

Um "Novo Mundo"...

Aproveitei este fim de semana para ir ver o último filme de Terrence Malick, The New World.



Para quem viu o anterior trabalho deste realizador (o fabuloso Thin Red Line), apercebe-se que este é, de facto, mais um filme com o cunho pessoal e artístico de Malick; os monólogos introspectivos das personagens com um teor contemplativo e de meditação passado/futuro sempre associados a imagens de fortíssimo poder visual, nomeadamente ao nível das paisagens naturais, o carinho dado aos sentidos (o toque, a comunicação visual...) e uma história romântica mas sem a presença descarada do físico fazem deste filme um dos bons momentos de 2006.
Porém, desta vez, Malick abusa... abusa, sobretudo, dos momentos de sobranceria, na componente filosófica do filme, esquecendo-se, por vezes, do desenrolar do mesmo, tornando o filme, em algumas partes, monótono! O tema aborda uma expedição da armada britânica às terras dos nativos norte-americanos, explorando, sobretudo, o choque cultural e humano entre estes dois povos, mas Malick prefere dedicar-se, quase que em exclusivo, à história de Pocahontas e ao seu amor pelo Capitão Smith (interpretado por Colin Farrel - mais uma boa prestação!). No fundo, fica-se com a sensação que, apesar do filme ser muito bem conseguido sob o ponto de vista visual e sentimental, poderia ser levado para outros pontos de vista igualmente interessantes!

Uma última nota para uma fenomenal interpretação da praticamente estreante Q'Orianka Kilcher...




Com apenas 16 anos, esta jovem actriz de origem alemã mostrou que tem um potencial enorme! Absolutamente fantástica em dois tipos de registos diferentes neste filme (a menina índia e a jovem donzela inglesa) com disposições e humores diferentes! Uma surpresa deliciosa para quem está prometida (se tudo correr bem!) uma carreira cheia de sucessos!

Powered by Blogger