sexta-feira, janeiro 20

Mares tenebrosos...

O Portugal Diário conta-nos o seguinte:

Quando na quarta-feira, durante um seminário organizado pela revista «The Economist», o antigo responsável pelo Plano Tecnológico, José Tavares, abordou o primeiro-ministro acusando-o de ter o projecto do MIT há meses na gaveta, acrescentando que aquele estava a ser travado por um ministro, José Sócrates respondeu, visivelmente incomodado, que é ao Governo que compete tomar decisões nesta matéria.

De acordo com informações recolhidas pelo PortugalDiário, o ministro de que José Tavares falava é Mariano Gago e as razões prendem-se com as suas ligações ao Instituto Superior Técnico (IST) e os esforços que estará a desenvolver para que o projecto conte com a parceria exclusiva do IST, excluindo dele todas as universidades.

Várias fontes ouvidas pelo PortugalDiário assumem que o ministro da Ciência entrou em rota de colisão com José Sócrates por causa do MIT. Enquanto o primeiro-ministro admitia o estabelecimento de parcerias entre a instituição norte-americana e várias universidades portuguesas, Mariano Gago insistia em reservar essa colaboração ao Instituto Superior Técnico.

O antigo presidente da Agência para a Inovação, Borges Gouveia, nomeado pelo Governo de Durão Barroso, não tem dúvidas de que o ex-responsável pelo Plano Tecnológico se referia a Mariano Gago e que os interesses do ministro em desenvolver o projecto em exclusivo com o IST têm uma explicação.

«Mariano Gago, ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e João Sentieiro, presidente da Fundação Ciência e Tecnologia, são o Estado-Maior da Ciência e Tecnologia. O que têm em comum? Todos têm ligações ao Técnico. Só não vê quem não quer», atira o antigo presidente da Agência para a Inovação.



Para quem tiver a paciência (e engenho) de pesquisar tudo o que escrevi sobre Mariano Gago neste blog, facilmente chegará à conclusão que sempre fui um admirador da sua obra e política; porém, e a ser verdade esta notícia (sublinhe-se acentuadamente esta nota!!), este é o maior erro político (e técnico!) do actual Ministro da Ciência e Ensino Superior e que poderá ter proporções inimagináveis para a sua carreira política mas também, mais importante, para o progresso da ciência e da tecnologia no nosso país!

Quem anda pelos mundos da Ciência e Tecnologia (C&T) reconhece o poderio do trabalho e da marca MIT! É, pura e simplesmente, o centro tecnológico mais avançado do mundo, com uma cultura de rigor e inovação que apenas poderá rivalizar com outros institutos americanos (UCLA, Johns Hopkins, NYU em sobretudo, Caltech)... assim, qualquer parceria de qualquer dimensão com o MIT é sempre um acto de enorme desejo para qualquer instituição!

Mas, quem teambém anda pelos corredores da C&T do nosso país sabe bem o valor do IST, bem como dos constantes favorecimentos financeiros e políticos que teve ao longo de vários anos; conseguiu criar um verdadeiro lobby dentro da política científica e tecnológica em Portugal (e não apenas neste campo!) e isso tem tanto de bom como de mau! E se, de facto, Mariano Gago quer perpetuar essa política de clara prevalência do IST sobre todos os outros institutos tecnológicos portugueses, então não há maneira de continuar a apoiar o seu projecto para o futuro tecnológico do nosso país porque o mesmo está viciado logo à partida... é que é preciso relembrar com dureza que a C&T em Portugal não se resume ao IST; pelo contrário, está muito mas mesmo muito longe disso... só quem não quer ver (ou é injusto moralmente) é que pode ficar indiferente ao excelente trabalho desenvolvido pela Faculdade de Engenharia do Porto, pela Universidade de Aveiro ou pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Coimbra, apenas para dar alguns exemplos...

Porém, gostaria de ressalvar um aspecto: conheço minimamente o trabalho, competência e personalidade de José Mariano Gago; por isso, tenho o direito legítimo de duvidar seriamente da veracidade desta notícia!

Powered by Blogger