segunda-feira, janeiro 23

Habemus Presidente

Pois é... o Cavaco lá ganhou. Infelizmente, para todos aqueles que votaram nos outros candidatos. Infelizmente ainda para o Doutor Manuel Alegre, que por escassas décimas não irá disputar uma segunda volta...

Mas os deuses estarão louco?!? Manuel Alegre em segundo lugar??? Então o que aconteceu a esse grande salvador desta pátria lusitana, o moderno D. Sebastião chamado Soares?

Como?

Ficou abaixo dos 15% e 6 pontos percentuais atrás de Manuel Alegre?

Podemos então dizer que, sendo Soares o candidato do PS (e tendo Alegre mais votação que ele), Manuel alegre reune mais votos que o PS?

Pois é, parece que o Sr. Primeiro Ministro apostou no cavalo errado. Claro que prognósticos no fim do jogo são muito fáceis de fazer.

Depois desta derrota, o Eng. Sócrates tem feito o que lhe compete nestas situações, ou seja, deu os parabéns ao vencedor e escusou-se de tocar no assunto Manuel Alegre. Se isto vai ou não afectar a sua liderança, o tempo o dirá.

O que me surpreendeu foram as declarações de alguns notáveis do PS, caso de Ana Gomes ou de Mega Ferreira, que dizem "A culpa do Cavaco ganhar à primeira foi do Manuel Alegre!" E que tal seguirem o exemplo do lider do partido e não dizerem palermices? Quando muito, a culpa de não haver uma esquerda unida contra Cavaco deveu-se à candidatura de Mário Soares, que aparece tarde e a más horas e contra a vontade de (como demonstram os resultados) a maioria dos votantes de esquerda.

Agora só espero que o PS tenha o bom senso de não apontar as suas armas a quem, não só não é inimigo, como até é deputado pelo partido e, pelos vistos, goza de uma popularidade invejável.

Quanto ao Presidente eleito Aníbal (Cavaco) Silva... apesar de não ter votado nele e de achar que, mais uns dias de campanha e ele já teria de disputar uma segunda volta, tenho de lhe dar os meus parabéns. Será a partir de Março o Presidente de todos os portugueses, e como não faço tenções de mudar de cidadania num futuro próximo, quer dizer que também será o meu presidente.

Powered by Blogger