quarta-feira, dezembro 21

Cosmos: a personal voyage!

Era assim que começava a mais conhecida e apelativa série de divulgação científica de todos os tempos, Cosmos; o seu criador foi um dos maiores (senão mesmo o maior!) cientistas com um talento ímpar para a comunicação... de seu nome Carl Edward Sagan!



Passou ontem (20 de Dezembro) o 9º aniversário do seu falecimento; desde então, foram muitas as novidades no mundo da exploração espacial, sobretudo nas áreas que mais lhe foram íntimas, como é o caso da exploração de Marte, Júpiter e Saturno. E também desde então que faz falta na comunidade científica internacional alguém que, como Carl, conseguisse transmitir ao Mundo o que os Homens fizeram por saber um pouco mais sobre o seu bairro cósmico (uma expressão que Sagan muito gostava de utilizar)...



É absolutamente admirável reparar que a série Cosmos remonta à década de 80, mostrando muitas das proezas científicas desses tempos (que saudades da missão Voyager!) mas a mesma série apresenta uma actualidade rigorosa sobre o que é a Ciência, o que é a compreensão da Natureza por parte do Homem e sobre até onde poderá ir a estupidez e a capacidade de sonhar que o Homem tem...

Mas Carl Sagan deixou uma poderosa herança; uma herança física, como foi a criação da maior organização espacial não-governamental do mundo e que tenho a honra de coordenar e representar em Portugal - a The Planetary Society, mas também uma herança emocional e etérea - a de inspirar cada um dos cidadãos deste Mundo a olhar para o nosso planeta e para todos os seus habitantes como sendo parte de algo muito maior do que nós... Sagan mostrou-nos, se calhar da maneira mais bem vincada até hoje conseguida, que todos nós somos cidadãos do Cosmos! E esse é (ou deveria ser) um sentimento e uma emoção muito mais poderosa do que qualquer loção pseudo-científica alguma vez nos poderá dar... é uma lição de humildade perante a nossa pequenez relativamente ao Cosmos, mas também uma lição de responsabilidade porque somos, até agora, os únicos seres vibrantes e inteligentes (aqui poderemos discordar) deste velho e misterioso espaço!

Uma pequena nota muito pessoal: tive a tremenda honra de conhecer a mulher que foi esposa, companheira e colega profissional de Sagan durante muitos anos! Ann Druyan foi uma constante inspiração para Sagan e o inverso também é verdade; quando Ann Druyan esteve em Portugal (aquando da inauguração do jardim-planetário do Visionarium, em Santa Maria Feira), foi bem evidente para mim e para todos os que a ouviram que estavamos na presença de uma extensão de Sagan, com todo o carinho e paixão que a Ann teve para com Carl!



O mundo de Carl Sagan tornou-se o mundo de Ann Druyan, que agora também se dedica à divulgação da ciência através dos meios audiovisuais, fundando a empresa de conteúdos científicos Cosmos Studios. E toda a extraordinária missão de Sagan perpetua-se... ainda bem, digo eu!

O que fica mais simbólico da obra e vida de Sagan? Tudo... mas basta ouvir os primeiros acordes do genérico da série (mais uma bela contribuição de Vangelis para a Humanidade) e viaja-se logo para outros mundos! Basta isso... obrigado Sagan!


Powered by Blogger