segunda-feira, setembro 19

Em nome da dignidade... ainda há pessoas assim!

Automobilismo: Loeb, em sinal de luto, prescinde da vitória e do título

O piloto francês Sébastien Loeb (Citroen), recusou-se, este domingo, a garantir a vitória no rali da Grã-Bretanha e a garantir a conquista do título mundial de ralis, num gesto de enorme significado. Loeb não quis beneficiar da morte de Michael Park, co-piloto de Markko Martin e membro da Peugeot, equipa do seu rival Marcus Gronholm e optou por ser deliberadamente penalizado, de forma a terminar a prova na terceira posição e assim adiar para o Japão a mais do que provável reconquista do título.


Loeb liderava a prova, com Gronholm no terceiro posto, quando se registou o acidente do estónio Markko Martin, cujo Peugeot 307 embateu violentamente numa árvore, causando a morte do seu co-piloto. A marca francesa decidiu de imediato retirar Gronholm da competição, em sinal de luto, o que facilitaria a consagração de Loeb. Mas o francês forçou uma penalização com 2 minutos, ao sair adiantado do parque de assistência de Felindre, perto de Swansea, e assim terminou a prova no terceiro posto, evitando a confirmação aritmética do título mundial.

«Não consigo pensar em ser campeão do mundo nestas circunstâncias. É um desporto e eu defendo as regras. A partir do momento em que Marcus (Gronholm) abandonou, eu prefiro não ganhar», justificou-se o piloto da Citroen.

Refira-se que na sequência do acidente que vitimou Michael Park, de 39 anos, os organizadores suspenderam imediatamente o rali e decidiram cancelar os dois últimos troços cronometrados. O vencedor acabou por ser o norueguês Petter Solberg (Subaru Impreza), seguido do belga François Duval (Citroën Xsara).


Powered by Blogger