sábado, setembro 17

Eclipse Anular

Dia 3 de Outubro é dia de Eclipse... parcial em grande parte do continente, mas Anular no norte, mais precisamente, lá para os lados de Braga, Vila Real e Bragrança.



"Faixa" de totalidade do Eclipse Anular


Quem tiver a sorte de viver dentro ou perto desta faixa, deve aproveitar a oportunidade de ver este raro tipo de eclipse, em que a Lua, por estar ligeiramente mais longe da Terra, não consegue tapar a totalidade do disco solar e por isso fica visivel um "anel" de Sol.

Segundo o site do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, "O eclipse começa às 8:38 e termina às 11:16, com um máximo às 9:53 (hora legal de Portugal Continental)."

No Porto ele não será bem Anular (eu chamar-lhe-ia "razante", mas acho que essa designação não existe para eclipses).






Para observar o eclipse são ESSENCIAIS! óculos de eclipse. NUNCA SE DEVE OLHAR PARA O SOL DIRECTAMENTE! Estes óculos podem ser comprados em ópticas e devem custar á volta de 3 euros. Se não quiserem soltar os cordões à bolsa, podem aparecer no edifíco do Planetário do Porto, onde no próximo Sábado dia 24, elementos do Núcleo de Divulgação do CAUP irão fornecer GRATUITAMENTE os materiais e as instruções para poderem construir os vossos próprios óculos.

Powered by Blogger