terça-feira, maio 3

Foto de Planeta Extra-Solar

Pois é... Finalmente o pessoal do ESO decidiu divulgar o que já corria há uns tempos pelos corredores da Astronomia europeia.


Há uma fotografia (imagem directa) de um (confirmado) planeta extra-solar!


E digo finalmente porque (segundo as más línguas) eles já tinham estes resultados há mais de um mês, mas só queriam divulgar as imagens quando o artigo científico fosse aceite para publicação.

Claro que é um sistema MUITO diferente do nosso, já que a estrela é uma anã castanha (brilha muito pouco) e o planeta, com 5 vezes a massa de Júpiter, tem poucos milhões de anos de idade, ou seja, cerca de um décimo da idade do nosso sistema solar. Um planeta deste tamanho e tão jovem ainda se está a contrair, o que significa que emite muito calor. Como a fotografia foi obtida na banda do Infravermlho (isto é, "imagem de calor"), neste comprimento de onda o planeta brilha pouco menos do que a estrela, como se pode verificar na imagem abaixo.


A primeira fotografia de um planeta extra-solar


O lider da equipa descobridora, e o novo nome a reter na caça aos planetas depois dos pioneiros Michael Mayor, Didier Queloz e Geoff Marcy, é o de Gael Chauvin, um pós-doutorado a trabalhar para o ESO.

E como o que interessa é a noticia em si, o CAUP preparou um pequeno resumo do acontecimento, e o ESO tem o "press-release" completo.

Powered by Blogger