terça-feira, abril 26

Os primeiros equívocos de Sócrates!

A minha amiga Susana disse-me (e eu acredito nela!) que José Sócrates prepara-se para mexer nos valores mínimos de descontos para a Segurança Social... poderá passar para os 140 euros, quando, neste momento, situa-se ligeiramente abaixo dos 100 euros. Todos nós sabemos que a situação económica da Segurança Social degradou-se tremendamente nestes últimos 2 anos (após o excelente trabalho de Ferro Rodrigues no tempo de Guterres), mas... José, meu amigo, está mal... está mesmo muito mal. Por 2 razões claras e imediatas:

1. É um dado adquirido que o mercado de trabalho está fraco e, sobretudo, extremamente precário! Neste momento não se arranjam empregos mas sim trabalhos; isso faz com que haja cada vez mais "descontos à pinguinhas" e não numa base anual mas sim mensal! Mais importante do que estabelecer novos valores mínimos, seria interessante combater a precariedade laboral!

2. Foi uma das notícias da semana: Empresas devem à Segurança Social 3,2 mil milhões de euros; perante tais dados, qual é a legitimidade, a força e a moral do Estado para pedir cada vez mais aos contribuintes?

Powered by Blogger