quinta-feira, setembro 9

E tudo o vento levou...

A sonda Genesis teve uma morte inglória...




Depois de vários meses em que colectou o precioso vento solar, a sonda tinha como missão mostrar essa preciosa brisa aos investigadores da NASA; esse vento solar é muito diferente do vento a que estamos habituados a sentir aqui na Terra - trata-se de um vento electronicamente carregado (muito carregado e também ionizado!) e que poderia dar-nos mais dicas sobre o funcionamento interno do Sol, perceber melhor de que é feito o material que é expelido pelo mesmo e a sua importância não só para o nosso quotidiano moderno de uma forma indirecta (lembre-se que os satélites estão constantemente expostos ao vento solar) mas também como terá directamente influenciado a formação da Terra e, quem sabe, a própria vida!
Por isso, o fim trágico da sonda é, também uma desgraça para todas as equipas de investigadores que ansiosamente esperavam pelos resultados desta experiência!
Mas convém referir que esta missão tinha um grau de exigência técnica ao nível da recuperação da sonda que mais nenhuma teve até hoje; a ideia inicial consistia na abertura de 2 pára-quedas, o primeiro deles iria travar fortemente a velocidade de entrada da sonda na nossa atmosfera e o segundo iria abrandar ainda mais e corrigir a órbita da mesma! Depois, um helicóptero pilotado por técnicos habituados às acrobacias de Hollywood iriam tentar fisgar a sonda com um enorme anzol!

O que falhou? Logo a primeira fase: o primeiro pára-quedas não abriu, o segundo também não e, assim, a sonda entrou em queda livre no nosso planeta...

É caso para dizer e todo o vento levou...até mesmo o outro vento!

Powered by Blogger