quarta-feira, setembro 8

José Sócrates

José Sócrates iniciou hoje o ciclo de debates promovido pela SIC Notícias aos candidatos à liderança do Partido Socialista.




Desta entrevista, há a anotar alguns pontos prévios: em primeiro lugar, notou-se claramente que José Sócrates conduziu de uma maneira tacticamente brilhante esta entrevista e, em segundo lugar, também foi mais ou menos óbvio que o candidato à liderança do PS denota algum cansaço físico, fruto da quentíssima campanha eleitoral no seio do PS.

Sócrates tentou explicar de uma maneira pedagógica a base fundamental do seu pensamento para Portugal: o já famoso Plano Tecnológico, uma das ideias chaves do Guterrismo que mais sucesso teve e que recolheu aplausos de todos os grupos políticos, orientação essa que teve sobretudo um nome na altura: Mariano Gago (um nome muito bem visto pela comunidade científica portuguesa). Recorde-se que foi graças a essa aposta que Portugal conseguiu, nessa altura, dar um salto qualitativo e quantitativo notável nas áreas científicas e tecnológicas, algo que já foi comecado há muito nos mais modernos países do Mundo e que ainda hoje é mantido.

Assim, a ideia base de Sócrates, apesar de não ser propriamente original, é profundamente necessária no nosso país, numa altura em que a Ciência em Portugal anda, de novo, pelas ruas da amargura, com o estrangulamento e dificuldade funcionais já sentidas em algumas instituições do ramo!

Ainda nessa entrevista, Sócrates mostrou também aquela que já é uma das suas imagens de marca: a maneira como se ambienta perfeitamente com os media. É, na verdade, um sedutor na arte comunicacional, apesar de, às vezes, tentar tornar demasiado elitista e intelectual o seu discurso.
Algo também de interessante a realçar é a maneira como tenta não comentar ou hostilizar os seus adversários na corrida à eleição para Secretário-Geral do PS: Sócrates sabe que muito provavelmente terá o apoio esmagador do seu partido e, por isso, procura desde já ganhar espaço de manobra e visibilidade enquanto alternativa ao actual Primeiro-Ministro. Para uns, Sócrates estará a ser demasiado arrogante ao ter tanta certeza na sua vitória; para outros, Sócrates pura e simplesmente está a pôr em prática uma das suas armas: a sua inteligência política. Pessoalmente, alinho mais pela segunda opinião. E não é de estranhar pois...


O Outro Lado da Lua

apoia publicamente e entusiasticamente

José Sócrates

para o cargo de

Secretário Geral do PS

e para futuro Primeiro Ministro de Portugal !!!

Powered by Blogger