sexta-feira, janeiro 4

E tudo começou em Iowa...

Apesar de muito sobrevalorizado (basta dizer que os dois últimos presidentes americanos perderam lá tais eleições), estas "primeiras primárias", no estado de Iowa, são, essencialmente, importantes para dar balanço a alguns candidatos, parar testar o dinamismo das respectivas máquinas de apoio e para "varrer" alguns dos candidatos mais fracos, como já aconteceu com o lado Republicano.

Os resultados, apesar de tudo, não são assim tão surpreendentes...

Do lado Democrata, o destaque vai, sobretudo, para duas questões:


1. a grande derrota de Hillary Clinton, ultrapassada mesmo por John Edwards;

2. a (enorme) vantagem que Obama alcançou relativamente a Hillary.

Os resultados dos Democratas apontam também para outro perdedor: as sondagens! Todas elas apontavam para uma luta muito renhida entre Obama e Clinton, com lideranças nas sondagens intercaladas, conforme o método e a empresa de sondagens. Porém, resultados sempre muito próximos. A vitória de Obama por mais de 9 pontos percentuais revela-se uma semi-surpresa e a questão que se coloca é saber se este é o balanço suficiente para levar Obama até a uma corrida à Casa Branca. Pelo menos, fica o aviso feita a Clinton, não só pela disputa a dois nesta fase mas, a crer na vitória final de Hillary, na escolha do seu vice-presidente!

John Edwards é uma incógnita; tem experiência política, uma imagem forte e o apoio de uma fracção importante do Partido Democrata... o resultado de Iowa é agradável, mas pode não ser suficiente!

Quanto aos Republicanos, é importante referir que o seu candidato mais forte (Rudolph Giuliani) optou claramente por não valorizar Iowa! Por isso, o seu pobre resultado não é significativo, mas pode ter contribuído, indirectamente, para o fortalecimento de Mike Huckabee, outra semi-surpresa! O grande derrotado, Mitt Romney, investiu muito em Iowa e foi ultrapassado pelo ressuscitado John McCain. É, portanto, do lado Republicano que reina a maior confusão, com 3 fortes candidatos (Giuliani, Huckabee e McCain) e um agora outsider (Romney).

De qualquer forma, eis a minha aposta para a vitória final: Hillary Clinton e Rudolph Giuliani)!

Powered by Blogger