sexta-feira, outubro 28

Quando a política mancha a Ciência ou quando a Ciência deixa de servir o povo...

Porto: Rui Sá rejeitou pelouro da Ciência proposto por Rui Rio

O eleito comunista esclareceu que só estaria disponível para assumir "pelouros de relevância, em termos de actividade a desenvolver em prol da população".

Segundo Rui Sá, o pelouro de Ciência e Inovação não preenchia esse requisito e reduzia-se a duas componentes essenciais: a coordenação da Direcção Municipal de Sistemas de Informação, com consequente supervisão do projecto "Porto Digital" - que anteriormente já tutelava -; e a coordenação do projecto "Porto, Cidade de Ciência", sobre o qual mantém "profundas divergências" com Rui Rio.




De facto, todos aqueles que frequentam os meios científicos do Porto sabem que Porto e Ciência são duas palavras que, quando juntas, ou são inexistentes ou são muito má tratadas; o que é uma pena, dado que o Porto tem alguns dos maiores cientistas a nível europeu e quiçá mundial e laboratórios muito reconhecidos internacionalmente!

Rui Sá até pode ter toda a razão (Rui Rio é um aproveitador político de muitos triunfos e avanços da ciência portuense!), mas afirmar que o pelouro da ciência não é um pelouro(s) de relevância, em termos de actividade a desenvolver em prol da população demonstra, também, um trogloditismo intelectual de níveis preocupantes para quem assume um papel de relevância na gestão de uma cidade como a do Porto!

E agora? Vamos assistir a mais ping pongs processuais e políticos para ver quem pega na desgraçada pasta da Ciência? Mais um episódio deplorável de uma gestão camarária que nada fez pelo desenvolvimento científico desta cidade?

E pensar nas inacreditáveis potencialidades desta cidade na área da Ciência e todas elas tão mal tratadas...

Powered by Blogger