quarta-feira, abril 5

António Lobo Antunes.

Estou neste momento a ver, na 2, o programa Por Outro Lado; o convidado de hoje é o António Lobo Antunes (ALA)! Preciso de escrever este post... mas de uma maneira gritante!
Ele pode ser um excelente escritor (e acredito que o seja, apesar de não ser apreciador do estilo!) e um homem fascinante, mas... muito mais do que perturbador, causa-me uma profunda irritação a comunicação não verbal que ele exibe em qualquer aparição televisiva! Dá sempre a ideia que está a fazer um valente frete e que, por ele, não perderia muito tempo a dialogar com pessoas que ele possa achar inferiores! E irrita-se... parece que está sempre irritado com uma pergunta mais profunda que lhe façam... surpreendentemente, a Ana Dias está a conduzir esta entrevista com demasiada reverência, com medo!

Eu posso ser muito antiquado ou até muito pouco inteligente... mas eu sou um daqueles leitores que sente que tem de se apaixonar pelo escritor(a) para que a obra do mesmo seja melhor acolhida! Há toda uma envolvência, uma necessidade que tenho de perceber com que entusiasmo um escritor permite partilhar a sua criatividade e intimidade com os seus leitores! E António Lobo Antunes, nesse aspecto, não ajuda...

Uma última nota, ainda sobre ALA: o seu livro de compilações de cartas escritas na guerra dirigidas à sua mulher é, a meu ver, um acto de enorme risco e até irresponsabilidade! A intimidade é bela quando partilhada até um certo nível; mais do que isso é expôr uma violação de privacidade em público com um cheiro comercial... e ALA não tinha a mínima necessidade de correr esse risco, até porque em todas as suas entrevistas mostra ser uma pessoa que preserva tremendamente o seu mundo interior!

Num futuro post prometo falar deste mini-escândalo que envolve a Margarida Rebelo Pinto... para já, limito-me a dizer o seguinte: ela estava a pedi-las!

Powered by Blogger