quinta-feira, outubro 20

O tabu mais descarado do Mundo...

Cavaco Silva oficializa candidatura presidencial

Agora é aquela parte em que todos nós, em uníssono, suspiramos: "Oh... que surpresa"! No dia em que o casal Silva comemoram os 37 anos de matrimónio, Cavaco Silva coloca uma nova fasquia para todos aqueles maridos que pretendam oferecer prendas de casamento às suas esposas...



Mais a sério, o discurso de apresentação de intenções presidenciais de Cavaco Silva (CS) demonstra, logo à partida, um dos seus enormes problemas para esta corrida; de facto, as palavras de CS poderiam ser proferidas perfeitamente por alguém que se candidate à chefia de um governo, ao cargo de Primeiro-Ministro! Um discurso que começou exactamente com os termos e dados económicos e que colocou de lado precisamente a principal característica que um Presidente da República deverá ter: a de ser um interluctor entre o povo e o Governo... alguém que sinta e inspire toda uma nação! Mas não foi esse o ânimo que CS demonstrou neste seu primeiro discurso!

Como sempre escrevi neste espaço, Mário Soares seria a única figura da esquerda com peso suficiente para lutar com CS ombro a ombro (após as desistências à partida de António Guterres e António Vitorino) ; não é uma candidatura particularmente entusiasmante, mas é a candidatura possível! Cavaco Silva poderá ganhar facilmente estas eleições e aí a culpa será de toda a esquerda (PS incluído!)... mas, agora, uma outra variável entra em jogo: a partir deste dia 20 de Outubro começa o desgaste da candidatura presidencial de CS, como já começou há algum tempo para todos os restantes candidatos! E isto é uma corrida de fundo... veremos quem terá mais resistência!

Continuo a achar que Cavaco Silva ganhará estas eleições! Poderá arrasar na 1ª volta ou na 2ª... mas muita água passará por baixo das pontes!

Os jornalistas perguntaram: em que situação o senhor poderá pensar em dissolver uma governação com maioria absoluta? A resposta não foi clara... mas eu gostaria que lhe fizessem uma outra pergunta: se estivesse na posição de Jorge Sampaio, teria dissolvido a Assembleia da República aquando da governação de Santana Lopes? Essa sim, parece-me bem mais interessante!


P.S. - os primeiros comentários, na SIC, de Jerónimo de Sousa e de Louça a este discurso de apresentação de candidatura de CS também não foram felizes; sobretudo Francisco Louçã, que começou logo a pegar em pormenores perfeitamente demagógicos para atacar CS... Manuel Alegre e Severiano Teixeira (mandatário nacional da candidatura de Soares) optaram por uma postura mais diplomática e cordial... e é interessante reparar que, dos restantes candidatos, apenas Mário Soares não apareceu publicamente a comentar a candidatura de CS! Tudo isto tem em conta as escolhas muito cirúrgicas dos líderes de campanhas e mandatários nacionais de cada um dos candidatos.... um tema muito interessante e a comentar em breve!

Powered by Blogger