quinta-feira, setembro 1

E os combustíveis sobem...

À uns dias estava a ver o programa do Jay Leno (num dos 35.000 canais da SIC) quando ouvi o começo de uma piada: "Os preços dos combustíveis nos EUA estão altíssimos". Fiquei curioso para saber o que seria "altíssimo" para o americano médio.

Para minha grande surpresa, o preço de referência foi de $3,00. Mesmo sabendo que o dolar está mais fraco que o Euro, achei um pouco caro. Mas depois de verificar melhor, reparei que este preço é por galão. Ora 1 galão = 3,785 litros o que, mesmo sem fazer grandes contas, já dá para perceber que o preço é inferior a 1 Dolar por litro.

Mas continuando a fazer contas, fiz a conversão para euros... e fiquei parvo!

Para terem uma ideia da hipocrisia americana, aqui ficam os preços de referência para o dia de hoje:

Em Portugal:

Gasóleo:
BP e Galp - 1,014 euros/l

Sem chumbo 95
BP - 1,247 euros/l
Galp - 1,249 euros/l (para a "High Energy", já que a G-force é mais cara)

Nos EUA, na California: (foi o preço mais caro que encontrei)

Gasolina (pelo que percebi é gasolina "normal", ou seja, a antiga "Super", que a maior parte dos americanos usa.)

3,25 $/gal = 0,689 euros/l

Resumindo e concluindo, eles pagam gasolina 1,5 vezes mais barata do que nós pagamos gasóleo... E ainda têm a lata de se queixar!



"Não quero dinheiro, mas encha o depósito na bomba 5."

A estes preços, não me admira nada que não queiram assinar os acordos de Kyoto... afinal, o que é um furacãozito ou dois a afectar-lhes o país, se em contrapartida podem ter gasolina ao preço da chuva e poluir mais do que qualquer outro país no mundo?
Torna-se URGENTE a União Europeia apostar em energias alternativas e cilindrar os EUA na corrida ao que vai ser o futuro da produção de energia (limpa) mundial.

Powered by Blogger